fbpx
Encarnação - Mafra
geral@relacoesemfamilia.com

Psicologia

Serviços e Formação para Famílias

Durante a nossa vida adulta somos colocados à prova inúmeras vezes, confrontados com situações inesperadas, com inúmeras responsabilidades e desafios na nossa vida pessoal, familiar, profissional e social. Surgem dificuldades em conciliar todos os nossos papéis, em cuidar do nosso bem-estar físico e mental, os sentimentos de culpa por considerarmos que não estamos a fazer o melhor… e tantas outras coisas mais!

Na maioria das vezes acreditamos que conseguimos lidar com tudo sozinhos, que o tempo tudo cura e que tudo passa… Mas, será bem assim? Não haverá momentos de crise em que necessitamos de ajuda de um profissional especializado para ultrapassar as nossas dificuldades? Com recurso à psicologia encontra um espaço seguro | privado e confidencial em que poderá abordar e refletir sobre as questões que o inquietam, adquirir e|ou desenvolver competências, (re)descobrir recursos internos que o ajudem a ultrapassar as adversidades e a aumentar o seu bem-estar.

 

Dar o primeiro passo…

Ultrapassar o mito de que “o psicólogo é para malucos!”. Todos temos a nossa individualidade, a nossa história, o nosso percurso, as nossas escolhas e decisões… e, por isso mesmo, as razões que motivam uma pessoa a marcar a primeira consulta de psicologia são tão diversas e pessoais. Cada terapia é irrepetível, reúne um conjunto de circunstâncias, não havendo um acompanhamento igual a outro… há que respeitar necessidades e ritmos próprios, não há o certo ou o errado, apenas o deixar que aconteça permitindo novos passos e novas experiências nas nossas vidas.

 

Quais as problemáticas mais comuns?

- Depressão e outras perturbações de humor;

- Ansiedade e stress;

- Perturbações somáticas;

- Situações de crise [por exemplo: doença e luto, problemas familiares | conjugais | profissionais, questões relacionadas com a gravidez e o pós-parto, questões relacionadas com o casal].

 

Qual a forma de funcionamento?

A consulta de psicologia online funciona de forma idêntica à consulta presencial, respeitando os mesmos princípios éticos e deontológicos. Na primeira consulta o profissional tem com objetivo principal perceber o motivo que conduziu o cliente a marcar a consulta, que aspetos | situações pretender abordar. Nas situações em que for viável o acompanhamento, a periodicidade das sessões é estabelecida entre o psicólogo e o cliente de acordo com os objetivos que se pretendem alcançar.