fbpx
Encarnação - Mafra
geral@relacoesemfamilia.com

Viver o Natal em Família [Parte 1]

Serviços e Formação para Famílias

Viver o Natal em Família [Parte 1]

Eu sempre adorei o Natal e agora com as miúdas pequenas ainda mais! Mas, dou por mim a pensar que é muito fácil termos a ilusão de que esta época é perfeita, basta ver a publicidade, as imagens de decoração, os filmes… ilusão esta que nos pode conduzir para algumas  frustrações.

Para além disso, as emoções também estão à flor da pele: são os compromissos e jantares, as saudades daqueles que já não se encontram junto de nós ou da família que está longe, a tentativa de chegar a tudo e a todos, as listas de compras intermináveis, as viagens para ir ter com a família ou preparar tudo em nossa casa, os miúdos que querem mais atenção e estão também cansados e a lista podia continuar, não é verdade?

No final, passamos uns dias stressados, cansados, sem tempo para o que é realmente importante, chega a tão esperada noite e tudo passa tão depressa que ficamos um pouco desiludidos! Não conseguimos parar para usufruir deste momento de forma plena, com calma e atenção, com alma e coração.

 

Começas a pensar… “Não foi nada disto que eu imaginei!” ou “Não era nada disto que eu queria!”. Então…

*Como contrariar algumas tendências e viver realmente uma época que nos faz sentido?

*Quais são os rituais e tradições que queremos manter e quais queremos criar?

*Qual a mensagem que quero transmitir aos meus filhos? Como quero viver e sentir o próximo mês? 

 

Não é novidade, mas o principal é descomplicar e abrandar o ritmo! Parece tão simples, mas este primeiro passo nem sempre é fácil, vamos por tentativa e erro, passo a passo, sem certos e errados a descobrir o que resulta para nós e para a nossa família.

 

O que queremos todos? Tempo! Tempo para nós e tempo para a família. Eu diria que o que queremos verdadeiramente é gerir o nosso tempo de forma diferente. Já alguma vez olhaste para alguém e pensaste “Não sei como ela consegue ter tempo para tudo?!”.

O que é certo é que todos temos 24 horas por dia, a forma como as gerimos essa é que é diferente. Assim, ao longo das próximos dias vou partilhar contigo algumas estratégias e sugestões para que viver esta época de forma mais tranquila, umas podem fazer sentido, outras nem tanto, mas o importante é que possas adequar às tuas necessidades neste momento.

 

Como ainda faltam alguns dias para o início do mês partilho a primeira sugestão: um Calendário do Advento. Não é preciso complicar! Construam algo simples em família, por exemplo escrevam em cartões atividades simples que todos possam realizar e coloquem em envelopes com o dia escrito por fora. Se acharem que não têm tempo ou simplesmente não gostam muito de fazer este tipo de atividade também podem adquirir aqui Calendário do Advento.

Este ritual vai permitir ter mais tempo em família (nem que seja dez minutos por dia), criar novas tradições, partilhar, conhecerem-se melhor uns aos outros, rir, brincar e abraçar…

Porque a família cresce junta!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *