fbpx
Encarnação - Mafra
geral@relacoesemfamilia.com

Será que o meu filho está preparado para o desfralde?

Serviços e Formação para Famílias

Será que o meu filho está preparado para o desfralde?

Esta será uma questão que passa pela cabeça de muitos pais e mães com crianças próximas dos 2 anos de idade e com certeza também já ouviram:

Tem 2 anos, devias tirar-lhe as fraldas!

Chegou a primavera, está na altura de tirar as fraldas ao teu filho?!

Porque é não aproveitas o bom tempo para tirar as fraldas ao teu filho?

 

Qual será, então, a idade ideal para o desfralde? Qual será a altura do ano mais favorável? Qual o momento certo para o desfralde? Serão estas as questões principais que irei responder ao longo deste artigo.

Ainda antes de iniciar a resposta a estas questões importa relembrar que o desfralde é o processo pelo qual a criança inicia o controlo dos esfíncteres. Como todos os processos deverá ocorrer de forma lenta e gradual. Deste modo, importa esclarecer que a idade e a estação do ano mais quente não são pressupostos suficientes para se iniciar o desfralde.

Na verdade, não existe, uma idade certa e exata para o desfralde. Entre os 18 meses e os 3 anos de idade a maioria das crianças saudáveis poderá já iniciar o desfralde, uma vez que neste intervalo de tempo a criança encontrar-se-à preparada fisiologicamente para conseguir um controlo dos esfíncteres.

 

Então como saber que a criança está preparada para este passo no seu desenvolvimento?

Aqui reside realmente o segredo para um desfralde efetivo e com sucesso. Uma vez, que existem alguns sinais que a criança mostra e que indicam a sua preparação para esta nova etapa. Sim, existem alguns sinais que devemos ter em atenção para iniciar o desfralde. Se o teu filho tem entre os 18 meses e os 3 anos, verifica se já:

  • Anda com segurança;
  • Sabe identificar e nomear as diferentes partes do corpo;
  • Passa algum tempo com a fralda seca;
  • Diz chichi e cocó;
  • Tem consciência quando estão a fazer chichi e cocó.

Estes são alguns dos comportamentos que podemos observar, que nos mostram que a criança está preparada para o desfralde. O teu filho já apresenta a maior parte destes comportamentos, então talvez devas começar a preparar-te para esta etapa.

 

O desfralde só deverá ser iniciado depois de observados os sinais demonstrados pela criança e não pela pressão de familiares ou do meio escolar. Este é o ingrediente secreto de um desfralde tranquilo ao ritmo da criança.

Por Liliana Marques | Educadora de Infância e Educadora certificada em Disciplina Positiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *