fbpx
Encarnação - Mafra
geral@relacoesemfamilia.com

A importância das rotinas familiares

Serviços e Formação para Famílias

A importância das rotinas familiares

Quando nasce um bebé, nasce também uma mãe e um pai. Juntos vão crescer, descobrir, ver o mundo de outra forma e com outras cores, sentir um amor… um amor incondicional que aumenta a cada dia que passa. É todo um caminho de aprendizagem constante, de (re)descobertas e, especialmente, de conhecimento. Neste artigo, vamos falar especificamente das rotinas diárias e da sua importância para toda a família.

Ao contrário do que podemos pensar num primeiro momento, as rotinas não chatas nem aborrecidas, mas antes poderosas e maravilhosas. Devemos ter presente que é preciso estarmos disponíveis física e emocionalmente para implementarmos rotinas, uma vez que requerem tempo, planeamento e reformulação.

É todo um processo que se vai construindo, sem certos nem errados, sem julgamentos e com respeito pelo ritmo de cada um.

 

Quando estás a implementar rotinas, estás a ajudar o teu filho a prever o que vai acontecer, diminuindo a ansiedade e a incerteza. As rotinas são no fundo muito instintivas, por exemplo, um bebé apenas adormece ao sentir-se seguro e confortável. Deste modo, ao longo do desenvolvimento as rotinas promovem autonomia, independência, responsabilidade, segurança, tranquilidade, organização, regras e limites, comunicação, coesão familiar, entre tantos outros aspetos. 

 

É importante responderem, enquanto mãe ou pai, de forma sincera e consciente às seguintes questões:

     – Como funcionam as rotinas em minha casa?

     – Temos demasiadas, muito, poucas ou nenhumas rotinas implementadas?

 

Tendo as respostas torna-se mais fácil passar à prática e definir as rotinas que pretendem implementar, de acordo com a vossa dinâmica familiar e necessidades.

Precisas de ajuda para implementar as rotinas em tua casa ou para encher a tua “mala de ferramentas” com novas estratégias? Acredito verdadeiramente que as rotinas permitem construir um ambiente familiar mais simples e harmonioso.

Por Rita Moreira | Coach Parental e Mentora do Relações em Família.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *