fbpx
Encarnação - Mafra
geral@relacoesemfamilia.com

Uma caixa com emoções lá dentro!

Serviços e Formação para Famílias

Uma caixa com emoções lá dentro!

E se houvesse uma caixa que ajudasse pais, educadores e professores a explorar a temática da educação emocional  com as crianças?

Agora já há! Sim, a Calm Box for Cool Kids foi criada com esse intuito. Pais, educadores e professores têm à sua disposição uma série de materiais e atividades que permitirão abordar as emoções e promover a inteligência emocional com crianças entre os 3 e os 9 anos.

O que tem a Calm Box for Cool Kids?

Os materiais são variados, desde plasticina, bolas de sabão, passando por lápis de cor e folhas onde poderão realizar as tarefas propostas, entre outros; todos os ingredientes para fazerem um pote da calma com as crianças; um guia de boas práticas onde terá acesso a uma fundamentação teórica sobre a temáticas e a estratégias práticas; e ainda 2 atividades prontas a usar a “Roda das emoções” e “Como eu me sinto”.

Com esta caixa poderão seguir as indicações das atividades sugeridas no guia de apoio ou criar as suas próprias atividades com os materiais disponíveis, explorando a temática das emoções de acordo com as necessidades e interesses das crianças.

Para além disso, os materiais disponíveis na caixa permitem ainda, organizar em casa ou na escola um espaço onde as crianças se possam reconectar consigo próprias, autorregularem-se, acalmar ou resolver conflitos de forma pacífica. Criando espaços próprios para este efeito em casa ou na sala de atividades.

 

Por fim, é importante salientar ainda que a educação emocional tem inúmeras vantagens no desenvolvimento das crianças:

  • crescem mais saudáveis física e emocionalmente;
  • experienciam várias emoções, como vai acontecer ao longo da vida;
  • aprendem a gerir as suas emoções e a encontrar alternativas para lidar com determinadas situações;
  • promovem competências e habilidades sócio-emocionais.

 

Com a Calm Box for Cool Kids queremos que todas as famílias, educadores e professores possam promover e desenvolver atividades relacionadas com a educação emocional a partir de materiais simples, de forma lúdica e criativa. Porque a educação emocional não tem de ser monótona, nem demasiado estruturada, pode estar ao alcance de todos, sempre partindo das necessidades e interesses únicos de cada criança.

Por Liliana Marques | Educadora de Infância e Facilitadora de Educação Positiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *